BLOG DA SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

SEJA BEM-VINDO AO BLOG DA SAÚDE COLETIVA DA UPF. ESTA FERRAMENTA TEM COMO OBJETIVO AJUDAR A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO PARA OS ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PARA QUE JUNTOS POSSAMOS TRANSFORMAR O MUNDO...



segunda-feira, 22 de março de 2010

Mais algumas questões para a semana

(SBMFC-2009) Um homem de 61 anos foi encaminhado pelo Médico de Família e Comunidade que o acompanha há vários anos para um serviço de cirurgia geral de um hospital regional por apresentar colelitíase sintomática. Nesse centro, o paciente acabou sendo submetido a uma cirurgia videolaparoscópica, que se deu sem intercorrências. Por ocasião da alta, o cirurgião emite uma nota em que constam informações sobre os cuidados a serem seguidos no período pós-operatório e um plano terapêutico sugerido para ser seguido pela equipe de saúde. Assinale a alternativa que contém o princípio do SUS empregado nesse caso:
a) Territorialização
b) Especialização
c) Prevenção
d) Reabilitação
e) Integralidade
Quanto ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, considere as seguintes afirmativas:
I - Pode-se apontar a 7ª Conferência Nacional de Saúde, de 1980, como precursora teórica da implementação da Atenção Primária à Saúde no Brasil.
II - A compreensão do processo saúde-doença-cuidado é basilar para a compreensão da complexidade do SUS.
III - A equidade proposta para o SUS vem romper a barreira da "medicina pobre para o pobre".
QUais são corretas?
abraços

domingo, 21 de março de 2010

Algumas questões para um domingo de quaresma.

( AMRIGS 2002-adaptada): Quanto ao “ programa” saúde da família, podemos afirmar que:

a) a atenção é centrada no indivíduo
b) é centrado em ações curativas
c) o funcionamento é baseado na demanda espontânea.
d) estimula a participação comunitária, garantindo autonomias nas ações de planejamento no nível dos territórios das equipes de saúde da família
e) planejamento e programação desconsideram o perfil epidemiológico da população e têm predomínio da intervenção do profissional médico.

Sobre o cadastramento da população das áreas adscritas na saúde da família, não podemos afirmar que:

a) promover a criação de vínculos entre a equipe e a comunidade
b) identificar áreas de risco na comunidade
c) coletar informações sobre a morbidade dos indivíduos com vistas a elaborar uma política local de assistência mais adequada à realidade local
d) intervir sobre fatores de risco
e) conhecer as características socioeconomicas e demográficas da população

O sistema de saúde brasileiro vem tentando trabalhar em uma lógica diferente daquela em que o hospital é o centro da assistência e uma das estratégias é a Saúde da Família, considere os pressupostos:

I. Trabalho em equipe, com médico, enfermeira, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
II. Atendimento pelas equipes do PSF a populações variáveis, tanto em áreas urbanas e rurais, sendo o número de atendimentos dependentes das condições da comunidade.
III. Ênfase no trabalho de prevenção dos agravos à saúde, sendo as visitas domiciliares uma parte importante dessa nova abordagem.
Quais estão certas?